\zcz\xc

sábado, 16 de março de 2019

ATMOSFERA



O CLIMA.

TORNADO NOS EUA.

CICLONES: TORNADO, FURACÃO e TUFÃO

CAMADAS ATMOSFÉRICAS

TIPOS DE NUVENS

CLIMAS DO BRASIL

EL NIÑO e LA NIÑA NO BRASIL

AQUECIMENTO GLOBAL (CONCEITO)

RECORDE NO AQUECIMENTO DA TERRA

AUMENTO NO NÍVEL DO MAR

CONSEQUÊNCIA AQUEC.GLOBAL 1

CONSEQUÊNCIA AQUEC.GLOBAL 2

PEGADINHA DO AQUEC. GLOBAL.

CONSEQUÊNCIA PARA O URSO POLAR

ACORDO DE PARIS - WWF

AQUEC. GLOB. ELEVAÇÃO NO NÍVEL DO MAR

AQUECIMENTO GLOB. CHUVAS E CORAIS

AQUECIMENTO GLOBAL AGRICULTURA

NÃO EXISTE INFLUÊNCIA HUMANA NO AQUEC. GLOBAL

QUESTÕES DE VESTIBULAR

01. (UPE) A atmosfera terrestre não se encontra em repouso, mas, em frequente dinamismo, que é materializado, sobretudo, pelos fluxos de ar. Com relação a esse assunto, observe a figura a seguir:

 

Com base nas informações contidas na ilustração, analise as seguintes afirmativas:


I. A região correspondente à ilustração encontra-se situada no hemisfério sul da Terra.

II. A área indicada pela letra A é um anticiclone, no qual os ventos são subsidentes e divergentes.

III. A área indicada pela letra B corresponde à zona de divergência dos alísios austrais.

IV. Em áreas como a indicada pela letra B, o ar é ascendente, resfria-se e pode formar nuvens mais ou menos desenvolvidas.

V. As áreas que ficam permanentemente sob a influência do sistema atmosférico A correspondem, em geral, às superfícies desérticas ou subdesérticas.

 

Estão CORRETAS

 

a) I e V.

b) II e III.

c) I, III e IV.

d) II, IV e V.

e) I, II, III e IV.


02. (UPE) Leia a frase a seguir:


Mesmo um pequeno aumento na temperatura da superfície oceânica pode transformar mais perturbações tropicais em furacões, além de tornar uma tempestade já em andamento mais intensa e aumentar sua precipitação.

 

Sobre essa frase, analise as afirmativas a seguir:


I. Ela está incorretamente formulada, pois os furacões independem da temperatura da superfície marinha.

II. Ela está incorreta, pois uma perturbação tropical não pode evoluir para um furacão, exceto no hemisfério meridional.

III. Ela está correta, pois os ciclones ou furacões tropicais são fortemente influenciados pelas temperaturas da superfície oceânica.

IV. Ela está correta, porque o fato nela descrito aplica-se, plenamente, à faixa tropical atlântica do Hemisfério Norte.

V. Se realmente ocorrer o aquecimento global, poderá acontecer um agravamento da intensidade dos ciclones tropicais, logo a frase está correta.

 

Está CORRETO apenas o que se afirma em

 

a) I e II.

b) III e V.

c) III, IV e V.

d) II.

e) III.


03. (URCA) Marque a única assertiva que traz somente fatores climáticos, isto é, aqueles que contribuem para determinar as condições climáticas de uma região do globo.

 

a) Correntes marítimas, temperatura do ar, umidade relativa do ar e amplitude térmica.

b) Latitude, pressão altitude, hidrografia e massas de ar.

c) Altitude, massas de ar, maritimidade e latitude.

d) Hidrografia, correntes marítimas, latitude e pressão.

e) Temperatura do ar, umidade relativa do ar, insolação e média térmica.


04. (IFBA) Desde a construção dos primeiros termômetros até a análise de dados por meio de satélites e supercomputadores, a meteorologia - a ciência que estuda os fenômenos atmosféricos aumentou enormemente o grau de previsão do tempo.

 

Baseando-se nessa afirmação e em seus conhecimentos sobre os fenômenos atmosféricos terrestres, pode-se dizer que

 

a) a chuva frontal ou orográfica ocorre quando a massa de ar sobe por causa de algum obstáculo de relevo, como uma montanha.

b) a chuva orográfica, também chamada de chuva convectiva, ocorre quando a massa de a sobe por causa de algum obstáculo de relevo, como uma montanha.

c) a massa de ar constitui-se como um corpo de ar com características próprias de umidade, pressão e temperatura, herdadas, por sua vez, das diferentes regiões da superfície terrestre.

d) a Troposfera, também conhecida como Tropopausa, representa a camada atmosférica mais importante para o ser humano, por concentrar a maioria dos fenômenos atmosféricos.

e) geralmente as áreas anticiclonais ou de baixa pressão atmosférica são áreas dispersoras de ventos, enquanto as áreas de alta pressão atmosférica ou ciclonais são zonas receptoras de ventos.


05. (UFAL)

 

A figura mostra um problema ambiental que exige, para a sua solução, mudanças no processo de ocupação do espaço geográfico. A ocupação do solo e as edificações precisam se adequar as exigências ambientais que preservam a circulação do ar e permitem maior reflexão dos raios solares, só assim haverá a diminuição


a) do desmatamento.

b) da chuva ácida.

cda ilha de calor urbano.

d) do acúmulo de lixo.

e) da poluição dos rios.


06. (UDESC) Sobre chuva ácida pode-se afirmar, exceto.


a) A chuva ácida é consequência do progresso, dele faz parte e deve ser encarada com naturalidade, pois a sua não aceitação implica subdesenvolvimento.

b) A chuva ácida é aquela com baixo pH, provocado pela presença de dióxido de carbono (CO2), dióxido de enxofre (SO2) e óxido de nitrogênio (NO2).

c) Quando o pH está abaixo de 5,6 a chuva ácida é capaz de matar peixes, destruir o solo e corroer materiais sólidos.

d) Nos solos de matas e florestas castigados pelas chuvas ácidas a vegetação enfraquece gradativamente.

e) No Brasil, há chuva ácida em lugares como a região metropolitana de Cubatão e do Rio de Janeiro.


07. (UENP) Observe a figura abaixo, em seguida assinale a alternativa correta.

 

 

a) Devido ao aumento da acidez das chuvas e o consequente aumento de suas características corrosivas, os efeitos na natureza provocados pelas “chuvas ácidas” têm sido minimizados a partir do século XXI.

b) Áreas florestais e lagos, ecossistemas vitais para inúmeros animais têm sido atingidos por essa calamidade, com é o caso do Lago Yellowstone (EUA), que está contaminado com ácido sulfúrico, metais pesados e ainda está altamente salinizado.

c) As extensões de terra arável têm sido degradadas, afetando assim a economia de vários países, como é o caso do solo tipo “permafrost”, na Península Ibérica, que fica parcialmente congelado durante o ano.

d) Alguns monumentos públicos urbanos, como algumas estátuas europeias, esculpidas em mármore ou em calcário, têm sido corroídas pela elevada acidez das chuvas.

e) A erosão eólica é responsável por grande prejuízo às terras agrícolas e por fornecer grande quantidade de sedimento, que vai assorear rios, lagos e represas.


08. (FGV-eco) Analise o mapa que representa uma anomalia climática.

 

 

Com base nos conhecimentos sobre a dinâmica climática mundial, pode-se concluir que se trata


a) da presença de La Niña no oceano Pacífico.

b) de mudanças provocadas pelo aquecimento global.

c) da ocorrência de furacões no oeste do continente americano.

d) do fenômeno El Niño e suas consequências.

e) de alterações na circulação dos ventos alísios.


09. (PUC-RJ)

 

 

Levando-se em consideração a paisagem selecionada, a única característica climática correta para a região destacada é:


a) alta amplitude térmica.

b) elevada evapotranspiração.

c) reduzida taxa de insolação.

d) inexistência de pluviosidade.

e) intensa umidade relativa do ar.


10. (UDESC) O termo poluição deriva do latim poluere, que significa sujar. Poluição é qualquer alteração provocada no meio ambiente, que pode ser um ecossistema natural ou agrário, um sistema urbano ou até mesmo, em microescala, o interior de uma casa. Sobre a poluição do ar é correto afirmar, exceto:

 

a) A poluição do ar é resultado do lançamento de enorme quantidade de gases e materiais particulados na atmosfera, seja de gases que já a compõem, causando um desequilíbrio nas proporções; ou de gases estranhos a ela, como é o caso do dióxido de enxofre, dos óxidos de azoto e do monóxido de carbono.

b) Os principais responsáveis pela poluição do ar, nas cidades, são os transportes, as instalações industriais, as centrais termelétricas, as instalações de aquecimentos, entre outros.

c) O monóxido de carbono é um gás que em altas doses pode levar à morte por asfixia. O monóxido de carbono reduz a oxigenação do cérebro, provocando, também, dores de cabeça, vertigens e perturbações sensoriais.

d) A poluição do ar causa problemas respiratórios, alergias e doenças crônicas como asma e bronquite.

e) A poluição do ar atinge somente as cidades industrializadas, mesmo assim, hoje em dia, já não é mais um problema tão grave, se comparado às chuvas ácidas.


11. (UNCISAL) Leia o texto para responder a questão.

 

Poluição Atmosférica.

 

“A poluição caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. [...] As principais causas desse fenômeno são a eliminação de resíduos por certos tipos de indústrias (siderúrgicas, petroquímicas, de cimento, etc.) e a queima de carvão e petróleo em usinas, automóveis e nos sistemas de aquecimento. [...] O ar poluído penetra nos pulmões, ocasionando o aparecimento de várias doenças, em especial do sistema respiratório, como a bronquite crônica, a asma e até o câncer de pulmão”


Neste contexto, o agravo dessas doenças ocorre quando:


aas estações de outono e inverno favorecem a ocorrência de inversão térmica, que se caracteriza pela diminuição da temperatura do ar próximo ao solo e pelo seu aquecimento nas camadas superiores, impedindo a formação de correntes convectivas do ar.

b) na primavera e no verão, a temperatura próxima ao solo aumenta e o ar aquece. Na camada ionosférica, o ar fica mais quente, favorecendo a formação de correntes convectivas do ar. Esse fenômeno é conhecido como inversão térmica.

c) os encontros entre as massas marítimas e as massas continentais dão origem às frentes de baixa pressão. Esse fenômeno é conhecido como ilhas de calor.

d) a concentração de poluentes secundários na estratosfera, como os ácidos sulfúrico e nítrico, solúveis em água, a torna mais ácida, provocando impactos ambientais. Esse fenômeno é conhecido como inversão térmica.

e) a concentração de poluentes atmosféricos – como dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e clorofluorcarbonetos – contribui para uma mudança de baixa densidade para alta densidade do ar na atmosfera. Esse fenômeno é conhecido como ilhas de calor.

 

12. (URCA) A continentalidade, as correntes marítimas, as massas de ar, a vegetação e o relevo podem ser considerados, dentre outros, como fatores do clima de uma determinada região.


Assinale a opção que apresenta a descrição INCORRETA de um destes fatores do clima.


a) Do ponto de vista climático, a principal consequência das correntes marítimas é a redistribuição da energia térmica fornecida pela radiação solar, o que regulariza os contrastes térmicos numa perspectiva geográfica.

b) As características meteorológicas de uma massa de ar dependem de suas características térmicas e hídricas, sendo essas massas muito importantes no estudo do tempo e do clima porque os influenciam diretamente na área na qual predominam.

c) O efeito da continentalidade, decorrente das diferenças térmicas das superfícies continentais e hídricas, tem como consequência o fato de a amplitude anual da temperatura ser maior nas localidades costeiras do que nas localidades interiores.

d) A vegetação auxilia o aumento da umidade do ar, pois retira umidade do solo através das raízes e a envia para a troposfera, pela evapotranspiração.

e) O relevo influencia a organização climática a partir do momento em que interfere na circulação das massas de ar.


13. (UDESC) O nosso planeta vem sofrendo mudanças climáticas há muito tempo. Entre as mudanças, pode-se destacar a ocorrência do EL Niño, um fenômeno climático que se manifesta como um aquecimento das águas do Oceano Pacífico nas proximidades do Equador. Uma das consequências para o Brasil da ocorrência deste fenômeno são:

 

a) seca no Brasil meridional e seca intensa no nordeste do Brasil.

b) enchentes no Brasil meridional e seca na região do clima semiárido nordestino e extremo norte do país.

c) seca no Brasil meridional e ocorrência de chuvas acima da média no norte do Brasil.

d) enchentes no sudeste do Brasil e chuvas acima da média no nordeste do Brasil.

e) enchentes no Brasil meridional e enchentes na região sudeste do Brasil.


14. (UNPEL) Nosso planeta vem sofrendo mudanças climáticas há muito tempo. Um fenômeno ocorre sobre áreas urbanas e consiste na presença de temperaturas à superfície relativamente maiores que as encontradas nas regiões fora da cidade (áreas rurais). Alterações da umidade do ar, da precipitação e do vento também estão associadas à presença desse fenômeno. Ele é claramente antrópico.

 

O fenômeno climático descrito acima refere-se


a) às ilhas de calor.

b) à inversão térmica.

c) ao efeito estufa.

d) ao El niño.

e) às chuvas ácidas.

 

OBSERVAÇÃO: Todos os vídeos do Blog, foram baixados na Internet sem fins lucrativos, tendo como único objetivo informar e complementar o conteúdo didático explicitado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário